origem

Imagine que você é uma mulher, pertencente a um grupo vulnerável e está ingressando no mundo do trabalho. De repente, você se depara com um mundo totalmente desconhecido, sem ter tido acesso antes. É preciso estar preparada ao integrar um ambiente que pode ser opressor, que começa com códigos de vestimenta específicos. Um mundo que a todo momento deixa claro: “você não pertence àquele lugar”.

Por isto, o projeto nasceu para ajudar as profissionais neste momento tão importante e delicado. Afinal, elas vão dar os primeiros passos na carreira e precisam de acolhimento e apoio.

A primeira etapa deste caminho rumo ao sucesso é o visual. Ajudamos a fazer isto doando peças de roupas com estilo mais profissional, ajudando a construir uma autoimagem alinhada aos objetivos de cada uma.

E como tudo isto começou? O Guarda-roupa Social foi idealizado por três figuras femininas.
Uma delas é Julia Toledo, presidente do projeto, advogada com 12 anos de experiência no mundo corporativo. Ela, assim como outras, teve dificuldades quando iniciou na carreira. No início, para aumentar a renda, ela conciliava o trabalho de advogada com o de vendedora em uma loja de alfaiataria feminina.

“No início, para aumentar a renda, eu conciliava o trabalho de advogada com o de vendedora em uma loja de alfaiataria feminina. Lá eu tinha roupas oferecidas pela loja, quando saí de lá, pude ficar com as peças, as quais foram ferramentas importantes para mim e o meu futuro”.

Não estamos falando somente de roupa. Atualmente, com tantos julgamentos e batalhas para enfrentar, se vestir para o trabalho é uma tarefa árdua, pois muitas são julgadas pela sua imagem, incluindo cabelo e maquiagem, independentemente da posição que ocupa.

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DIRETORIA

Julia Toledo

Presidente

Advogada com especialização em Direito Empresarial, atuou durante 12 anos no mundo corporativo. Em sua trajetória, algumas situações despertaram o desejo de criar uma rede de apoio para mulheres de grupos vulneráveis em início de carreira. Em 2021, idealizou e fundou o projeto Guarda-roupa Social.

Cynthia Koyama

Vice-presidente

Farmacêutica e Bioquímica, com MBA e especialização em Marketing e Negócios Internacionais. Executiva com mais de 25 anos de atuação na indústria farmacêutica, nos últimos sete anos dividiu sua liderança nos negócios e também nos grupos de afinidade e programas de diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo.

Georgia Miyazaki

Diretora de Projetos

Consultora de Imagem e Estilo há quatro anos, possui uma carreira de 18 anos no ambiente corporativo, aliando seu conhecimento em gestão e visão estratégica com o desenvolvimento humano.

o que fazemos?

O Projeto é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos, que apoia mulheres em início de carreira, oferecendo rede de apoio, trajes profissionais e ferramentas de desenvolvimento profissional.

Por meio de uma rede formada por mulheres com carreiras já  consolidadas, arrecadamos roupas sociais semi-novas, organizamos, estruturamos e doamos peças para mulheres universitárias de grupos vulneráveis e ingressantes no mercado de trabalho.

As participantes são atendidas  individualmente. Elas, recebem consultoria de imagem e, com os conhecimentos adquiridos, se tornam capazes de construir um guarda-roupa funcional que atenda as formalidades do ambiente de trabalho sem ignorar o estilo pessoal.

Mais do que doar roupas, o projeto promove uma jornada de autoconhecimento, fortalecendo a autoestima dessas mulheres para que elas se lancem a oportunidades maiores. E, ainda, se preocupa em criar uma cultura de consumo consciente e sustentável, promovendo a economia circular.

Como funciona:

  1. As roupas são arrecadadas por meio de campanhas e da rede de apoio.

  2. As participantes se inscrevem no site ou são indicadas por projetos parceiros. 

  3. Após a análise do perfil, tamanho, estilo e ambiente corporativo, se dá o início da preparação dos looks.

  4. A participante tem encontro com a consultora de imagem para prova, escolha das peças e entrega do guarda-roupa. 

  5. O processo finaliza com um evento, incluindo palestras sobre imagem, carreira, desenvolvimento e autocuidado.  

depoimentos das participantes

na mídia

Reportagem do SBT News

Jornal da Tarde da TV Cultura

Reportagem exibida pelo SP1

Aniversário de SP: Projetos Sociais