origem
Imagine que você é uma mulher, pertencente a um grupo vulnerável e está ingressando no mundo do trabalho. De repente, você se depara com um mundo totalmente desconhecido, sem ter tido acesso antes. É preciso estar preparada ao integrar um ambiente que pode ser opressor, que começa com códigos de vestimenta específicos. Um mundo que a todo momento deixa claro: “você não pertence àquele lugar”.
Por isto, o projeto nasceu para ajudar as profissionais neste momento tão importante e delicado. Afinal, elas vão dar os primeiros passos na carreira e precisam de acolhimento e apoio.
A primeira etapa deste caminho rumo ao sucesso é o visual. Ajudamos a fazer isto doando peças de roupas com estilo mais profissional, ajudando a construir uma autoimagem alinhada aos objetivos de cada uma.
E como tudo isto começou? O Guarda-roupa Social foi idealizado por três figuras femininas.
Uma delas é Julia Toledo, presidente do projeto, advogada com 12 anos de experiência no mundo corporativo. Ela, assim como outras, teve dificuldades quando iniciou na carreira. No início, para aumentar a renda, ela conciliava o trabalho de advogada com o de vendedora em uma loja de alfaiataria feminina.
“No início, para aumentar a renda, eu conciliava o trabalho de advogada com o de vendedora em uma loja de alfaiataria feminina. Lá eu tinha roupas oferecidas pela loja, quando saí de lá, pude ficar com as peças, as quais foram ferramentas importantes para mim e o meu futuro”.
Não estamos falando somente de roupa. Atualmente, com tantos julgamentos e batalhas para enfrentar, se vestir para o trabalho é uma tarefa árdua, pois muitas são julgadas pela sua imagem, incluindo cabelo e maquiagem, independentemente da posição que ocupa.
DIRETORIA
Julia Toledo
Presidente
Advogada com especialização em Direito Empresarial, atuou durante 12 anos no mundo corporativo. Em sua trajetória, algumas situações despertaram o desejo de criar uma rede de apoio para mulheres de grupos vulneráveis em início de carreira. Em 2021, idealizou e fundou o projeto Guarda-roupa Social.
Cynthia Koyama
Vice-presidente
Farmacêutica e Bioquímica, com MBA e especialização em Marketing e Negócios Internacionais. Executiva com mais de 25 anos de atuação na indústria farmacêutica, nos últimos sete anos dividiu sua liderança nos negócios e também nos grupos de afinidade e programas de diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo.
Georgia Miyazaki
Diretora de Projetos
Consultora de Imagem e Estilo há quatro anos, possui uma carreira de 18 anos no ambiente corporativo, aliando seu conhecimento em gestão e visão estratégica com o desenvolvimento humano.
o que fazemos?
O Projeto é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos, que apoia mulheres em início de carreira, oferecendo rede de apoio, trajes profissionais e ferramentas de desenvolvimento profissional.
Por meio de uma rede formada por mulheres com carreiras já consolidadas, arrecadamos roupas sociais semi-novas, organizamos, estruturamos e doamos peças para mulheres universitárias de grupos vulneráveis e ingressantes no mercado de trabalho.
As participantes são atendidas individualmente. Elas, recebem consultoria de imagem e, com os conhecimentos adquiridos, se tornam capazes de construir um guarda-roupa funcional que atenda as formalidades do ambiente de trabalho sem ignorar o estilo pessoal.
Mais do que doar roupas, o projeto promove uma jornada de autoconhecimento, fortalecendo a autoestima dessas mulheres para que elas se lancem a oportunidades maiores. E, ainda, se preocupa em criar uma cultura de consumo consciente e sustentável, promovendo a economia circular.
Como funciona:
- As roupas são arrecadadas por meio de campanhas e da rede de apoio.
- As participantes se inscrevem no site ou são indicadas por projetos parceiros.
- Após a análise do perfil, tamanho, estilo e ambiente corporativo, se dá o início da preparação dos looks.
- A participante tem encontro com a consultora de imagem para prova, escolha das peças e entrega do guarda-roupa.
- O processo finaliza com um evento, incluindo palestras sobre imagem, carreira, desenvolvimento e autocuidado.
depoimentos das participantes
“Olá, me chamo Antônia e participei do Guarda Roupa Social. Achei a experiência maravilhosa, pois percebi a importância do projeto na vida das pessoas. Fiquei encantada com a recepção e o cuidado que recebi da consultora Geórgia, que despertou em mim o desejo de me vestir de maneira mais adequada e profissional, e além disso me forneceu os recursos necessários, me doando roupas com essa finalidade, me dando mais segurança e autoestima para ir em busca dos meus objetivos, de maneira mais consolidada e validada no ambiente de trabalho. Sigo feliz e grata com a experiência e em saber que há pessoas que se importam e se empenham para o bem de outras pessoas.“
Antônia P. de Jesus
Estudante de Direito
“Participar do Guarda-roupa Social foi uma experiência transformadora. A receptividade e a dedicação das responsáveis pelo projeto me fizeram sentir acolhida e valorizada. As dicas de moda em relação ao universo corporativo, como somos incentivadas a perceber e experimentar as peças, as conversas sobre experiências de vida. Tudo foi pensado com cuidado, ternura e empatia. É como já dizia Oscar Wilde: “Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida”. O Guarda-Roupa Social é um projeto que, antes de tudo, cultiva o amor-próprio das participantes e, posteriormente, ensina como utilizar a moda como ferramenta de vida!“
Maria Eduarda Costa
Estudante de Direito PUC/SP
“Conheci o Guarda-Roupa Social num momento delicado em que iniciava no mercado de trabalho jurídico, e foi a participação no projeto que me garantiu a estrutura necessária para que minha inserção nesse novo ambiente ocorresse com toda confiança!“
Milena Domingues
Estagiária e Estudante de Direito na USP
“A imagem de uma pessoa condiciona a visão que o outro tem sobre ela e a identifica como parte de um grupo social. Como mulher negra a ocupar espaços majoritariamente, e historicamente brancos, sei bem o impacto disto. Querendo ou não, visto minha pele todos os dias. Escolher as roupas tem a ver com escolher batalhas.”
Íris Oliveira Simões
Estudante de Direito da Mackenzie
“Esse período para mim foi de grande aprendizagem. Não só de moda e imagem, mas em relação aos meus gostos. Dentre todos os benefícios que o projeto me proporcionou, roupas estilosas e funcionais, sapatos lindos e looks incríveis, o prazer de ser cuidada e notada, sem dúvidas, foi a melhor parte. Fui recebida com muito carinho e amor. Eu definiria o Projeto Guarda Roupa Social como uma mudança não só de visual, mas de vida.Me senti importante durante todo o momento em que estive no projeto, com mulheres maravilhosas que tornam isso possível para muitas jovens. Elas o fazem sem nada em troca, apenas pela felicidade e sorrisos, e isso é muito lindo e nobre. Participar do projeto foi um dos melhores momentos do meu ano de 2023. Um grande presente em minha vida.”
Jhoana Cecatto
Estudante de Direito
“As meninas foram super acolhedoras e gentis comigo, tivemos uma interação ótima e me deixaram livre para escolher o que eu queria e ainda me deram dicas valiosas de moda.
Eu estava sem muita expectativa quanto às roupas, achei que não teria liberdade para escolher e montar meu visual de acordo com meu gosto. Mas, as meninas foram super acolhedoras e gentis comigo, tivemos uma interação ótima e me deixaram livre para escolher o que eu queria e ainda me deram dicas valiosas de moda. Muito obrigada ao projeto e especialmente a Georgia Miyazaki e a Julia Toledo que me receberam.”
Ilvania Barbosa
Direito USP